Posso esperar por esta quarentena para operar o meu joelho ?
Uma publicação de 16 de março de 2020 da NHS Inglês determinou e explicou a forma de manejo das cirurgias ortopédicas no período de Pandemia. Este Guia leva em conta a saúde do paciente, a saúde da equipe médica, a disponibilidade de leitos e salas cirúrgicas para os casos de infecção do vírus e casos urgentes.
Isto deve-se ao a sobrecarga do sistema de saúde que ocorreu em todo o mundo de forma aguda. Assim nas fases mais graves da pandemia o conselho é evitar toda e qualquer cirurgia de ortopedia, e nas fases mais leves manter apenas aqueles procedimentos de maior urgência.
Mas eu posso esperar ? Meu Joelho não vai piorar?
A resposta é: depende.
A boa notícia é que a grande maioria das afecções do joelho podem ser adiadas até um momento mais oportuno sem risco para o paciente.
De maneira geral as próteses de joelho devem ser evitadas neste período. Os indivíduos candidatos a prótese de joelho são indivíduos que estão na faixa de idade mais vulnerável ao quadro mais grave da COVID19, pela idade, pelas doenças associadas e pela eventualidade de necessitar de UTI. A artrose do joelho não é uma afecção de evolução aguda, assim podem aguardar o melhor momento. Se os sintomas estiverem muito incômodos, converse com o seu médico sobre as alternativas de tratamento não cirúrgico neste período.
Pacientes em programação de cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA), também podem esperar. O LCA não produz sintomas se você permanecer em repouso, pois ele é solicitado em movimentos de rotação e mudanças bruscas de direção de maneira geral. A lesão isolada do LCA não costuma produzir dor. Mantendo o fortalecimento muscular específico e permanecendo em repouso auxiliaram a recuperação do seu joelho até passar por este período.
As lesões de menisco que não produzem travamento, de maneira geral, podem aguardar um melhor momento. Se você tem uma lesão de menisco, consulte seu médico para saber quais movimentos são prejudiciais e quais são permitidos em relação ao tipo de lesão de menisco que você tem.
De maneira geral os paciente que devem avaliar as necessidades de cirurgia neste período são aqueles com fraturas desviadas, joelho bloqueado por uma lesão de menisco ou por uma lesão osteocondral grande ou paciente com luxação aguda do joelho ( definida por sendo uma lesão de mais de um ligamento no mesmo joelho).
Assim entre em contato com o seu médico e avalie a necessidade de cirurgia, neste momento de crise além dos fatores pessoais e das sua lesão propriamente dita, devemos avaliar as condições do sistema de saúde do momento e se será possível uma reabilitação segura no pós-operatório. Com a possibilidade da telemedicina nos tempos de pandemia é possível uma consulta com seu médico para que possa ser estabelecida uma estratégia para este período. Siga as recomendações das autoridades de saúde, proteja-se e a sua família e conte com a nossa equipe.