Crianças e treinamento
Artigos e opiniões variam sobre o assunto, e antigamente o consenso geral era "não é seguro para crianças levantar peso". No entanto, pesquisas recentes estão começando a mostrar que não é bem assim.
Na verdade, um número crescente de estudos têm mostrado que o levantamento de peso pode ser seguro e benéfico para crianças.
Esta contra-indicação advinha da crença que o treinamento com pesos danificaria as placas de crescimento das crianças retardando seu crescimento.
Em 1983, a Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou um guideline que desaconselha o levantamento de peso para pré-adolescentes devido à sua "alta taxa de lesões". E em 1990 a AAP publicou outro artigo, que afirmava que “A menos que bons dados estejam disponíveis na literatura científica demonstrando segurança, crianças e adolescentes devem evitar a prática de levantamento de peso."
Felizmente, pesquisas recentes estão começando a provar o contrário. Se as diretrizes de treinamento apropriadas forem seguidas, a participação regular em um programa de treinamento de força específico para cada faixa etária pode gerar um potencial de aumentar a densidade mineral óssea, melhorar as habilidades de desempenho motor, melhorar o desempenho esportivo preparando os jovens atletas para as demandas da prática esportiva e das competições. Em 2008, após considerar a nova pesquisa mostrando os benefícios do levantamento de peso para crianças, a AAP revisou sua declaração de política. Então, em 2010, a AAP publicou seu próprio guideline.
A contudo outro aspecto que devemos observar.
Será que as crianças treinam pelos mesmos motivos que os adultos treinam?
Na maioria das vezes a criança imita hábitos dos pais. De forma positiva ou negativa, os comportamentos dos adultos próximos a criança, interferirão no seu desenvolvimento afetando tanto sua personalidade como nas ações.
O que os estudos mostram e que as crianças funcionam como esponjas absorvendo todas as informações que os cercam não tendo a noção do que podem reproduzir e o que não pode. Não há uma escolha consciente dos modelos que eles irão seguir.
Outra situação muito comum é a projeção nos filhos daquilo que os pais gostariam de ser ou aquilo que eles gostariam queno filho fosse, sem se importar com as escolhas dos pequenos. Existem, de fato histórias de sucesso mas baseado em muito sofrimento e comprometimento psicológico, como o exemplo de Andrè Agassi e Nadia Comåneci.
Portanto há necessidade fundamental de que a criança que prática algum treino específico seja bem orientada e a atividade seja prazerosa, lúdica e multifuncional ( que possa abranger as diferentes habilidades fisica i.e. correr, saltar, arremessar, equilíbrio, ritmo etc ...) Por fim o ambiente em que as crianças convivem é muito importante para seu desenvolvimento e a formação de sua personalidade.