Cirurgia de prótese de joelho com alta hospitalar no mesmo dia ?

Quando Mohamed Yusuf entrou no Hospital Michael Garron (MGH) para fazer sua cirurgia de substituição total do joelho, ele nunca imaginou que sairia do hospital no mesmo dia para se recuperar em casa.  O MGH, hospital que atende a comunidade do leste de Toronto, tem diversas parcerias acadêmicas, incluindo a Universidade de Toronto, Sunnybrook Health Sciences, Hospital for Sick Children (SickKids), Centennial College, George Brown College, Michener Institute, Ryerson University e York University.

Mohamed, de 62 anos, imigrou da Somália para o Canadá em 2005 e sofria de problemas nos joelhos por causa da artrite que o fazia mancar muito e lhe tirava a qualidade de vida. Ele dizia que os problemas nos joelhos advinham de tanto percorrer pelas paisagens africanas na sua juventude. “Sinto-me muito feliz por poder ficar de pé novamente e andar sem problemas”, diz Mohamed. “Posso fazer as coisas que amo de novo.” Mohamed foi um dos dois pacientes que participaram do programa piloto de alta no mesmo dia para cirurgia de prótese total do joelho. O programa foi estabelecido pelo Dr. Paul Wong, um especialista de joelho do MGH. A ideia para este programa veio de um estudo conduzido pelo Dr. Wong e sua equipe sobre estratégias de recuperação para reduzir o tempo de hospitalização.

 O estudo, “Reducing length of stay for total knee arthroplasty through enhanced patient education” ganhou o prêmio Lead Wisely na feira anual de Pesquisa e Inovação EPIC do MGH no ano passado.

A prótese de joelho é um tratamento eficaz para pessoas com artrose avançada dos quadris ou joelhos. A população de pacientes que geralmente necessitam desta cirurgia tem geralmente idade entre 50 e 85 anos. O estudo do Dr. Wong originalmente teve como objetivo reduzir as internações hospitalares de três dias para dois dias e meio, mas a pesquisa mostrou que a alta no mesmo dia era possível. A alta precoce não é apenas segura, mas também leva a uma maior satisfação do paciente e menores taxas de complicações. O Dr. Wong também descobriu que é essencial reduzir o uso de analgésicos opióides. O programa foi reconhecido pela Health Standards Organization como uma prática líder e publicado online no início deste mês.(https://healthstandards.org/)  

O Dr. Wong descobriu que as duas maiores barreiras eram se o paciente tinha ou não apoio domiciliar e a pré-concepção do paciente sobre o que é esperado antes da cirurgia: “Normalmente vemos pacientes chegando ao hospital para uma cirurgia de prótese de joelho com a ideia de que estão doentes e precisam ficar no hospital por muito tempo. Descobrimos que os pacientes com essa mentalidade demoravam muito mais tempo para se recuperar e fazer a transição para casa ”, diz o Dr. Wong. “Ao mudar a cultura e capacitar os pacientes a assumir o controle de sua própria saúde, acho que seremos capazes de fazer mais altas no mesmo dia, no futuro, para aqueles que se qualificarem.”

Em última análise, o principal preditor de alta bem-sucedida no mesmo dia é a motivação e determinação do paciente em assumir o controle de sua própria saúde e recuperação. A alta no mesmo dia não é um conceito novo. Nos últimos anos, houve um ressurgimento. Nos Estados Unidos, aproximadamente 5% de todas as substituições articulares totais são dispensadas no mesmo dia. O Dr. Wong acredita que sua popularidade continuará a crescer no Canadá e se tornará uma prática rotineira em um futuro próximo.

“A alta no mesmo dia não é para todos”, diz o Dr. Wong. “Como fizemos com este piloto, continuaremos a selecionar cuidadosamente os pacientes que atendem aos critérios.” Mohamed diz que sua recuperação demorou cerca de 15 dias, além de cinco sessões de fisioterapia em um centro de saúde externo.

“Dr. Wong mudou minha vida ”, diz Mohamed com um sorriso. “Todas as pessoas do hospital que me ajudaram na minha recuperação foram maravilhosas. Toda semana alguém ligava para saber como eu estava. ” 

Mohamed está atualmente ansioso por sua próxima cirurgia do outro joelho. Ele está animado com a perspectiva de finalmente se livrar de sua bengala de uma vez por todas e espera poder viajar novamente.


Texto e entrevista de: Ellen Samek é assistente de comunicação no Hospital Michael Garron, Toronto East Health Network. https://hospitalnews.com/first-same-day-discharge-knee-replacement-surgery-at-mgh-successful/



Leonardo Addeo Ramos