Dor anterior do joelho.

A dor anterior no joelho é mais comum em corredores, saltadores, ciclistas, esquiadores e jogadores de futebol que se exercitam com frequência.

 Acredita-se que 25% da população será afetada em algum momento e é a síndrome de sobrecarga mais comum que afeta os desportistas – embora você não precise ser esportivo para ser afetado.

A dor anterior no joelho é um termo abrangente para inúmeras lesões, incluindo:

* Tendinite patelar às vezes chamada de joelho de corredor

* Instabilidade patelar - instabilidade da patela no joelho

* Condromalácia da patela - o amolecimento e aspereza do tecido (cartilagem) na parte inferior da rótula (patela)

* Bursite - inflamação de um pequeno saco cheio de líquido (bursa) situado perto da articulação do joelho.

O que pode causar dor anterior no joelho?

Sua patela (rótula) fica na frente da articulação do joelho. À medida que você dobra ou estica o joelho, a patela desliza para cima e para baixo sobre o fêmur e assim a parte inferior da patela é exposta a tensões variadas em diferentes áreas da patela. Essas forças podem não se espalhar uniformemente sobre a patela, acumulando em certas partes da superfície articular, sobrecarregando-as. Isto é especialmente verdade quando os músculos da coxa e do bumbum não estão funcionando corretamente e estão “desequilibrados” (fora de sincronia um com o outro). Este “desequilíbrio” pode levar a uma maior limitação da articulação entre a rótula e o osso da coxa, o que pode resultar em algum inchaço e dor ao redor do joelho.

Existem certos fatores subjacentes que podem levar à dor anterior no joelho, como:

* Fatores esqueléticos anatômicos: o tamanho e a forma da patela, diferenças no comprimento da perna ou alterações ósseas nos ossos da coxa (fêmur) e da perna (tíbia).

* Fatores musculares: controle muscular pobre ou força ao redor dos músculos do joelho, quadril e/ou panturrilha.

* Fatores biomecânicos: deformidades ou movimentos limitados na coluna, quadris, joelhos, tornozelos e pés, como pés chatos

* Trauma: golpe direto ou indireto no joelho.

* Uso excessivo, por exemplo ciclistas e corredores.

* Atividade inusitada. Sabe aquele dia que você exagerou ?

*  Manutenção de uma posição estática por longos períodos, por exemplo sentado / dirigindo ( os americanos chamam isto de sinal do cinema)

* Hipermobilidade

Tratamento:

A fisioterapia pode realmente ajudar no problema anterior do joelho, com uma avaliação completa o fisioterapeuta pode identificar os fatores subjacentes que estão levando à sua dor. Eles podem então aconselhar sobre a modificação do treinamento quando necessário e instruir sobre fortalecimento específico, alongamento ou ajustes biomecânicos, eles também podem usar terapia manual, fita adesiva e estimulação elétrica para ajudar os músculos a funcionar melhor.

Analgésicos simples, incluindo anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), podem ajudar a aliviar o desconforto. O uso de colágenos, glicosamina, condoritina, ácido hialurônico (via oral ou intra-articular) podem ajudar, mas como monoterapia são insuficientes. As cirurgias e os procedimentos invasivos ( i.e. infiltrações) são porcedimentos de exceção e não são livres de complicações, converse muito bem com o seu médico.

Calçado adequado pode ser recomendado dependendo da sua avaliação.

 Principais dicas se você tem dor no joelho anterior

Não se automedique.

Não treine com dor. A joelheira não é tratamento para se enganar!!!

Evite atividades repetitivas até que a dor diminua.

Evite subir e descer ladeiras.

Evite saltos altos na rotina do seu dia-a-dia.

Evite ajoelhar e agachar (da forma errada e em excesso)

Evite nadar de peito.

Se o joelho inchar - descanse e use gelo para resolver.

Consulte um especialista em joelho (veja o site da SBCJ).