Uma lesão pouco conhecida mas muito grave. A luxação de joelho em paciente obeso.
Apesar de uma lesão ortopédica relativamente rara, a luxação do joelho na população de obesos mórbidos tem sido cada vez mais relatada na literatura.
Essas lesões são frequentemente chamadas de "luxações do joelho de baixa energia", pois geralmente ocorrem após uma lesão aparentemente trivial, como uma queda no nível do solo ou escorregar num tapete em casa.
Como resultado, essas lesões são frequentemente subestimadas e inicialmente mal diagnosticadas. Embora essas lesões sejam de baixa energia, elas ainda devem ser consideradas lesões de alta energia, devido à grande quantidade de massa que contribui para a força de deslocamento.
As luxações do joelho em obesos mórbidos estão associadas a uma taxa particularmente alta de lesão neurovascular. Um diagnóstico rápido e preciso é crucial para evitar complicações graves que ameacem os membros, incluindo a necessidade de amputação. Portanto, os médicos avaliadores devem manter uma alta suspeita de luxação do joelho em qualquer paciente com obesidade mórbida que se apresente com dor no joelho após pois estar repleto de complicações, incluindo uma taxa mais alta de complicações cirúrgicas e escores subjetivos ruins em comparação com pacientes não obesos que sofrem uma luxação do joelho em alta velocidade.
É fundamental que a equipe responsável pelo tratamento esteja familiarizada com os desafios exclusivos destas lesões e discutir riscos e benefícios das opções de tratamento.