A lesão do Ligamento Cruzado Posterior.

O ligamento cruzado posterior (LCP) está localizado dentro do joelho, logo atrás do ligamento cruzado anterior (LCA). É um dos vários ligamentos que conectam o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da canela). O ligamento cruzado posterior impede que a tíbia se mova para trás em relação ao osso da coxa.

Os traumas que levam a lesão do ligamento cruzado posterior são em sua maioria de lata energia, porém em indivíduos obesos, pode ocorrer em pequenos traumas domiciliares (baixa energia). Uma causa comum de lesão é um joelho dobrado atingindo um painel em um acidente de carro ou um jogador de futebol caindo sobre um joelho dobrado. Além disso, danos ao LCP podem resultar de uma lesão grave por torção, lesão de contato durante o esporte e por acidentes de carro e moto.

 As lesões do ligamento cruzado posterior não são tão comuns quanto outras lesões ligamentares do joelho. Na verdade, muitas vezes são sutis e mais difíceis de avaliar do que outras lesões ligamentares do joelho.

Frequentemente, uma lesão do ligamento cruzado posterior ocorre junto com lesões em outras estruturas do joelho, como cartilagem, outros ligamentos e ossos. A lesão isolada é rara.

Os sintomas típicos de uma lesão do ligamento cruzado posterior são:

Dor com inchaço que ocorre de forma constante e rápida após a lesão, inchaço que torna o joelho rígido e pode causar claudicação, dificuldade para andar, o joelho parece instável, com raros falseios (especialmente para descer escadas e declives).

Durante sua primeira visita, seu médico conversará com você sobre seus sintomas e histórico médico. Durante o exame físico, seu médico verificará todas as estruturas do joelho lesionado e as comparará com o joelho não lesionado. Seu joelho lesionado pode parecer cair para trás quando dobrado. Ele pode deslizar muito para trás, principalmente quando dobrado além de um ângulo de 90 graus.( teste da gaveta posterior)

Outros testes que podem ajudar seu médico a confirmar seu diagnóstico incluem raios-X e exames de ressonância magnética (MRI). É possível, porém, que essas imagens pareçam normais, principalmente se a lesão ocorreu mais de 3 meses antes dos exames. Embora eles não mostrem nenhuma lesão no ligamento cruzado posterior, os raios X podem mostrar se o ligamento arrancou um pedaço de osso quando foi ferido. Isso é chamado de fratura por avulsão. Seu médico também pode solicitar radiografias sob estresse, nas quais o médico pode avaliar o deslocamento da tíbia em relação ao fêmur quando sob pressão e compara-lo com o outro membro normal. Os exames de ressonância magnética criam imagens melhores dos tecidos moles, como o ligamento cruzado posterior, do que os raios-X e é o padrão ouro nas lesões agudas.

Se você lesionou apenas o ligamento cruzado posterior, sua lesão pode cicatrizar muito bem sem cirurgia. O seu médico pode recomendar opções de tratamento não cirúrgico. Quando você se machuca pela primeira vez, o método RICE - repouso, gelo (icing), compressão suave e elevação - pode ajudar a acelerar sua recuperação. Seu médico pode recomendar um imobilizador especial para evitar que o osso da tíbia caia para trás (a gravidade tende a puxar o osso para trás quando você está deitado). Para proteger ainda mais o joelho, você pode receber muletas para evitar que coloque peso na perna. À medida que o inchaço diminuir, você iniciará um cuidadoso programa de reabilitação. Exercícios específicos restaurarão a função do joelho e fortalecerão os músculos das pernas que o sustentam. O fortalecimento dos músculos da frente da coxa (quadríceps) demonstrou ser um fator fundamental para uma recuperação bem-sucedida.

Contudo o seu médico pode recomendar cirurgia se você tiver lesões combinadas. Por exemplo, se você deslocou o joelho e rompeu vários ligamentos, incluindo o ligamento cruzado posterior, a cirurgia é quase sempre necessária. Além disso, pacientes com ruptura isolada do LCP podem se beneficiar da reconstrução se apresentarem instabilidade persistente ou dor que não melhora com o tratamento conservador. O ligamento cruzado posterior rompido geralmente é reconstruído. Seu médico substituirá seu ligamento rompido por um enxerto de tendão. Esse enxerto geralmente é retirado de outra parte do corpo ou de outro doador humano (cadáver) e pode levar vários meses para o enxerto cicatrizar em seu osso.

A cirurgia para reconstruir um ligamento cruzado posterior é normalmente realizada com um artroscópio usando pequenas incisões. A cirurgia artroscópica é menos invasiva do que a cirurgia aberta tradicional. Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor da cirurgia e tempos de recuperação mais rápidos.

Os procedimentos cirúrgicos para reparar os ligamentos cruzados posteriores continuam a melhorar. Técnicas mais avançadas ajudam os pacientes a retomar uma ampla gama de atividades após a reabilitação.

Independentemente de seu tratamento envolver cirurgia ou não, a reabilitação desempenha um papel vital para que você volte às suas atividades diárias. Um programa de fisioterapia ajudará você a recuperar a força e o movimento do joelho. Se você fez uma cirurgia, a fisioterapia começará 1 a 4 semanas após o procedimento.

Quanto tempo você leva para se recuperar de uma lesão do ligamento cruzado posterior dependerá da gravidade de sua lesão. Lesões combinadas geralmente têm uma recuperação lenta, mas a maioria dos pacientes se recupera bem com o tempo.

Se sua lesão exigir cirurgia, pode levar várias semanas até que você retorne a um trabalho administrativo - e possivelmente meses se seu trabalho exigir muita atividade. A recuperação total geralmente requer de 6 a 18 meses.

Embora a reabilitação seja um processo lento, seu compromisso com a terapia é o fator mais importante para retornar a todas as atividades que você gosta.